top of page

Enem 2021: confira filmes e séries para aumentar seu repertório

Atualizado: 27 de dez. de 2021

Produções nacionais e internacionais podem ser encontradas em plataformas de streaming.

Que tal assistir a um filme ou a um documentário para relaxar? Ou talvez se deliciar com uma série? Ótima pedida para os finais de semana ou para os momentos livres, certo? Melhor ainda se, durante esse descanso, você também aumentar seu repertório cultural e conhecimento sobre alguns eventos históricos.

Com a popularização das plataformas de streaming, opções de filmes e séries não faltam. Comédia, terror, drama, biografias, musicais... são tantas categorias à disposição em um mesmo local que a escolha por apenas uma produção torna-se difícil.

Para ajudar você, estudante, a separar os longa-metragens mais interessantes para este momento da sua vida de estudos para o Enem 2021, conversamos com o coordenador editorial do Sistema Positivo de Ensino, Norton Nicolazzi Junior. O também professor de história fez uma seleção de filmes, séries e documentários com temas que entretêm e, ao mesmo tempo, são uma boa ferramenta para estudar para as provas.

Filmes para o Enem

Radioactive




O filme, lançado em 2019 e estrelado pela atriz Rosamund Pike, é uma cinebiografia de Marie Curie, cientista nascida na Polônia em 1867. Famosa por ter feito estudos sobre a radioatividade e descoberto dois elementos químicos da tabela periódica (polônio e rádio), Curie ganhou dois prêmios Nobel, sendo um de física e um de química.

=>Por que assistir? o filme é interessante para conhecer não só a vida da brilhante cientista, mas, também, de acordo com o coordenador editorial Nicolazzi, para entender como a pesquisa científica é importante para que a humanidade faça avanços nas mais diversas áreas.





Doutor Gama




Esta produção nacional retrata a vida e a obra do líder, poeta, jornalista e advogado Luiz Gama (1830-1882), nascido no estado de Salvador, e um dos três grandes abolicionistas brasileiros. Considerado o patrono da Abolição da Escravidão no Brasil, Gama lutou pelos direitos dos escravos e para que eles obtivessem a sua carta de alforria.

=>Por que assistir? Nicolazzi ressalta que o líder Gama foi um dos grandes nomes que combateram a discriminação e o preconceito no Brasil – temas discutidos no Enem e nos vestibulares, assim como o racismo. “Gama conseguiu ser alforriado na adolescência e dedicou sua vida a fazer o mesmo por outras pessoas escravizadas, sempre usando as vias judiciais. Em síntese: o filme mostra como a questão racial é um tema antigo no Brasil”, comenta.




Séries




Ponto de virada: 11/9 e a Guerra do Terror

Esta série, lançada neste ano, retrata os bastidores e os ataques da organização terrorista islâmica Al-Qaeda, liderada por Osama Bin Laden, no dia 11 de setembro de 2001, ao World Trade Center, em Nova York, nos Estados Unidos. A série ganhou os holofotes em 2021, quando se completam 20 anos de uma das mais impactantes tragédias, na qual morreram mais de 3 mil pessoas. Por esse motivo também, o assunto pode ser abordado no Enem 2021.

=>Por que assistir? O professor analisa que, desde o atentado às também conhecidas Torres Gêmeas, ataques terroristas se tornaram uma constante no mundo ocidental - assunto que pode ser trabalhado nas provas. “Embora o retorno do Talibã seja muito recente e, por isso, dificilmente seja cobrado, esse filme ajuda a conhecer mais a respeito do 11 de setembro e a estabelecer relações entre aquele acontecimento e o que vimos ao longo das duas últimas décadas”, explica o professor.



Explicando

É uma série de entretenimento para pessoas curiosas e que gostam de assistir capítulos curtos e com linguagem visual atraente. Explicando foi lançada em 2018 e aborda um tema a cada episódio. Os assuntos são variados e passeiam pela cultura pop. Já foram feitos programas sobre moedas digitais, fracasso das dietas e mundo K-pop, por exemplo.

=>Por que assistir? A principal vantagem, de acordo com Nicolazzi, é que a série favorece a construção de um repertório cultural que pode auxiliar o estudante a melhor organizar sua argumentação, principalmente quando se pensa na redação do Enem.



Documentários

Seremos História?


Este documentário de 2016, apresentado pelo ganhador do Oscar 2016 de melhor ator, Leonardo DiCaprio, aborda temas ligados ao clima no mundo. O ator, que foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como mensageiro da paz para as mudanças climáticas, entrevistou líderes mundiais como Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, e membros da ONU e da Nasa, agência americana de aeronáutica e espaço.

=>Por que assistir? O professor de história lembra que, recentemente, especialistas têm alertado sobre a necessidade urgente de antecipar medidas para frear essas mudanças climáticas antes que elas sejam irreversíveis. Vale destacar que temas da atualidade podem ser abordados no Enem e nos vestibulares.





AmarElo - É tudo para ontem

Este documentário de 2020 é sobre o disco AmarElo, do rapper e compositor Emicida, lançado um ano antes. No filme, além de mostrar os bastidores do álbum, o cantor, conhecido por debater a desigualdade racial e social na sua obra, destaca as contribuições que os negros trouxeram para a sociedade.

=>Por que assistir? O professor Nicolazzi explica que o documentário aborda o histórico de constituição da sociedade brasileira. “A produção traz uma visão muito interessante para o estudante perceber como determinados grupos foram excluídos ao longo de mais de 500 anos e passaram a encontrar seu lugar de atuação social e a se destacar como sujeitos históricos com representatividade”, comenta.




Enem 2021

As provas do Enem 2021 serão aplicadas em 21 e 28 de novembro em todo o Brasil. Estima-se que mais de 3 milhões de estudantes de todo o Brasil façam as provas, tanto impressas quanto digitais, nesses dois dias.

No primeiro dia, os inscritos deverão elaborar uma redação e responder 90 questões objetivas de linguagens e códigos e ciências humanas. Já no segundo dia será a vez de mais 90 perguntas, sendo 45 de matemática e 45 de ciências da natureza.




bottom of page